Nova Lima, 31 de agosto de 2022.
Prezados Associados.
A Diretoria vem prestar as seguintes informações e esclarecimentos de interesse de toda a comunidade do Morro do Chapéu, que, como nós, também, vem sofrendo incômodos e prejuízos com as atividades da Vale no entorno do nosso condomínio.
Fizemos questionamentos a Vale de maneira insistente e com veemência sobre os altos impactos que nossa comunidade vem enfrentando nos últimos dias em virtude de suas atividades minerárias e, consequentemente, com o impacto ambiental existente face o excesso de particulados (poeira) e níveis elevados de ruído no período noturno.
Em recentes reuniões realizadas com a empresa Vale, cobramos a necessidade de um estudo mais aprofundado destes impactos e que medidas mitigatórias sejam tomadas nas operações das Minas de Capitão do Mato e Tamanduá.
Solicitamos que a Vale contrate empresa, com a anuência do MCGC, para o monitoramento/auditoria 24 horas diariamente destas operações de forma imparcial, a fim de que haja acompanhamento real de todos os impactos ambientais.
Estamos envidando todos os esforços junto aos responsáveis pela Vale para que possamos voltar à nossa paz habitual. Em paralelo, estamos cobrando do Ministério Público de Minas Gerais e dos órgãos responsáveis, eficácia no cumprimento das normas ambientais em vigor, agilidade e sanções.
A ausência de chuvas ou a existência ventos não pode servir como desculpa para o excesso de poeira e ruído. A Vale possui técnicas modernas e equipamentos de última geração, sendo sua obrigação respeitar as condicionantes ambientais, mitigações e se responsabilizar por seus empreendimentos.
Além de rigor na fiscalização das atividades da mineradora, o que vem sendo reiteradamente solicitado junto ao Ministério Público de Minas Gerais, estamos pedindo a revisão dos pedidos de licenciamento ambiental de forma insistente, face o descontrole da poluição ambiental provocada pela mineradora, o desrespeito ao meio ambiente e a saúde das pessoas que vivem no condomínio.
Atenciosamente,
João Bráulio Faria de Vilhena
Presidente |
Luiz Flávio Valle Bastos
Diretor Meio Ambiente |